terça-feira, 17 de agosto de 2010

Bechamel!!!

O Bechamel é o um molho mãe! O molho mais básico que existe, e justamente por isso ele deve ser perfeito! Não há margem para erro e menos ainda pro disfarce! Isso se você estiver fazendo um clássico Bechamel! O meu é um pouco diferente como você vai perceber ao longo da receita! Ele fica primo do mornay...mas não muito....

Bechamel Clássico

Convidados

Leite 1 litro

Cebola Piquet ½ unidade (meia cebola, e nela você espeta 3 cravos da índia e uma folha de louro!)

Manteiga sem sal  40 gramas

Farinha de trigo 40 gramas

Noz moscada Q.B.

Sal Q.B.

A Festa!

1- Esquentar o leite, com a cebola piquet dentro, até levantar fervura, tomando cuidado para não derramar

2- Quando levantar fervura abaixar bem o fogo e deixar cozinhar em fogo baixo por 30 minutos, aromatize com a noz moscada

3- Escorrer o leite em um chinoix(coador de inox) (ou em uma peneira mesmo e beleza!!) e mantenha quente

4- Em uma panela derreter a manteiga, acrescente a farinha em chuva deixe cozinhar mexendo sem parar até o ponto de roux blanc (roux- 50% farinha 50% manteiga e blanc é a cor clara)

5- Acrescente o leite aquecido ao roux , aos poucos e mexendo sem parar, para não empelotar - mexe mesmo, se tiver preguiça vai empelotar e dai eca né???

6- Deixe cozinhar em fogo baixo, mexendo sem parar, até ganhar consistencia
 
No meuuuu bechamel, eu gosto de colocar um pouquinho de pimenta do reino e de finalizar com um pouco de queijo ralado, seja ele parmesão, gorgonzola, ou gruyére! E como em um Sauce Mornay eu gosto de colocar umas geminhas pra dar aquela cor... Mas esses são os meus toques! Faça como achar melhor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário