quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Bolo dos Anjos

Gente, esse bolo é exatamente o que ele soa ser! Além de que é bem pouco calórico e ridículo de ser feito!

Convidados da festa:

12 claras (uns 350ml)

1 1/2 colher de chá de Cremor de tartaro (ok, nome feio e complicado, ams ele não é nada disso, é super fácil de achar, tem em padarias, supermercados, enfim, é só pedir para o atendente. Desanimou da receita por conta disso, não se avexe, tudo na vida dá-se um jeitinho: você pode substituir por uma colher de suco de limao. ou até usar usar o fermento quimico (Royal) mas não fica igual. o cremor tartaro é muito baratinho e vale a pena comprar. Um potinho custa em media uns 2 a 3 reais.

280g de açúcar


85g de farinha (peneirada, umas 2 vezes!!!)

25g de maisena peinerada também (umas 2 vezes)

A festa!!!

Bata as claras até ficarem bemmmm fofinhas e esbranquiçadas, tipo núvens (ó o bolo dos anjos aí genteee).
Junte o Cremor de Tartaro e bata até endurecer.

Junte o açucar aos pouquinhos, batendo sempre, e a núven vai se tornando um merengue dos Deuses!

Peneire a farinha junto com a maisena (sem preguiça, 2 vezes, isso faz toda a diferença! Faz o bolo ficar levinhooooo como uma núvem onde senta um anjinho pra tocar harpa) e incorpore ao merengue, com uma espatula ou um pão-duro, bem suavemente, devagar, e com muito cuidado, pois você não quer soltar o ar que está preso quando aerou as claras.

Coloque agora um pouco de baunilha, ou nesse caso, coloquei cardamomo, e pouco aos poucos vá incorporando com cuidado para não deixar sair o ar.

Coloque a massa numa forma sem untar.

Asse a 175o C por 40, 45 minutos.
Deixe esfriar para desenformar, mas aqui rola um macete, eis a dica: deixe esfriar com a forma virada para maixo, em cima de uma assadeira, ou uma grade. Esfriou? Se necessário, o que geralmente não é, solte as bordas com uma faca e voilá! Seu bolo dos anjos está pronto.

Esse é um bolo que fica excelente recheado, então, later on eu passo receitas de como rechear o bolo rsrsrs.

Bon Appetit!

Nenhum comentário:

Postar um comentário